Template Para Blogger 26

Vereadora Eliza Virginia é investigada pelo Ministério Público por transfobia

 

A vereadora Elisa Virgínia (PL) é investigada pelo Ministério Público pelo crime de transfobia. O inquérito civil tem como objetivo apurar a possível prática de transfobia cometida pela vereadora em pronunciamento durante sessão da Câmara Municipal ocorrida no dia 12 de dezembro do ano passado.

Conforme apurou o ClickPB,  a vereadora virou alvo do Ministério Público após um discurso no plenário da Casa Napoleão Laureano, quando apoiou e parabenizou a ação de uma Guarda Civil que retirou uma pessoa trans do interior de ônibus. O episódio envolvendo o agente público e a pessoa trans teve repercussão e causou polêmica.

Segundo o Ministério Público, o guarda municipal de João Pessoa, retira com uso de força uma mulher trans não identificada que estava em um ônibus, sob a alegação de que ela estaria ocasionando tumulto no coletivo. O fato ocorreu no Terminal da Integração desta cidade, no dia 4 de dezembro de 2023.

No vídeo citado pelo órgão fiscalizador, o agente público municipal, após resistência da mulher abordada, passa às vias de fato, empurrando-a no chão e desferindo socos naquela, sob incentivo de populares que gritam e zombam da mulher trans abordada.

Para a promotora Fabiana Maria Lobo da Silva, a vereadora Elisa Virgínia de Souza Fernandes parabenizou a atuação do guarda municipal, bem como parabenizou os populares que se encontravam no ônibus, que teriam supostamente apoiado a abordagem violenta, afirmando que “alguns trans” (no masculino) aproveitam-se da “condição de se vestirem de mulher para se vitimizar”.

Em entrevista ao programa de rádio Arapuan Verdade FM, desta sexta-feira (16), ao jornalista e apresentador Clilson Júnior, a parlamentar falou sobre o inquérito e defendeu a apuração do  caso de violência, porém refutou as acuações e disse que o Brasil vive o momento de cultivar a idolatria de bandidos.

“Eu não vejo qual é a transfobia neste caso.  Não consegui entender, pois não vi o processo, mas estou pronta a responder como sempre. Não é a primeira vez. Não sei se foi o Psol, que deu entrada nesse processo, mas já estamos somando uns oitos processos mais ou menos”, declarou Elisa Virgínia.

FONTE CLICK PB

Postar um comentário

0 Comentários